Confecção de Bonecas Abayomí com Nayan e Djankaw | Coletivo Paiol das Artes / Quilombo Paiol de Telha

Dia 18/08 das 10h30 às 12h e dia 19/08 das 9h às 10h30 - Solar da Cultura

A roda tem por objetivos resgatar memórias ancestrais de si a partir de atividades propostas, conversas, desenhos, leitura de poesias e contos, cirandas, músicas, bonecas de pano Abayomí, todas as atividades associadas a temas específicos, por exemplo: família, infância, lar, comunidade, sentimentos, emoções e afetos, etc.

Os temas trabalhados evocavam resgatar lembranças e memórias afetivas, do cotidiano familiar, da infância, através de saberes artesanais presentes na vida das mulheres negras quilombolas. A memória ancestral afetiva e coletiva que está por trás de cada lembrança resgatada nos retalhos, propicia reviver os fatos que foram perdidos ou invisibilizados na história.

Abayomí são bonecas negras de pano, uma ferramenta biopsicopedagógica criada por Lena Martins, artista e artesã social, bonequeira, natural de São Luís do Maranhão, educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e socialização, foi assim que Lena Martins criou “a boneca sem costura e sem cola”, que mais tarde recebeu o nome de Abayomí.

Oficina Entra na roda! com o Grupo Arreda Boi
Jogos de Tabuleiro com Marcelo Weber
Vivência Sementes Crioulas – Com Andréa Jantara
Retratos da Congada Ferreira – Fotos de Daniel Castellano

PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA | PROFICE DA SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA CULTURA | GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ.

Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados para Olaria Cultural | Webdesign Adalbacom